Como anda a sua inadimplência?

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PagueBemBrasil

Pequenas, médias e grandes organizações estão vivendo um período em que além de conter a inadimplência, deverão implantar controles necessários para medir o grau de passivo causado pela dívidas de seus clientes como também buscar fazer projeções futuras.Para isso, é necessário criar análises internas para medição, KPIs de controles e uma rotina diária de apuração, de forma a estar sempre a par de como anda sua inadimplência.

Mas será que dentro da rotina financeira, é possível ter tanto controle e autonomia sobre a gestão desses recebíveis?

Implantação de Controles

A primeira forma de iniciar esta apuração de como está sua inadimplência é através da implantação de controles efetivos que demonstrem através de relatórios em tempo real o que deve ser acompanhado. 

separamos algumas dicas de quais tipos de controles são importantes na rotina financeira diária e como deve ser analisado:

Volume:

  • Medição de lista de devedores:
    • Monte uma lista dos devedores e apresente a sua evolução, é possível realizar um gráfico demonstrativo, com aumento ou redução desta lista , verificando se em alguma semana do mês há maior ou menor pagamento de dívidas, o que pode estar relacionado com salário ou fatores externos, dependendo do mês, como pagamento de décimo terceiro salário ou participação de lucros.
    • Você sabia que com a ferramenta do Pague Bem Recupera você consegue importar sua planilha de devedores em segundos e já começar a cobrar com apenas um clique? Saiba mais aqui -> Como funciona a Pague Bem Brasil?

Valor financeiro:

  • Medição por valor de inadimplência:
    • O aumento ou redução do valor da inadimplência, deve ser analisado diariamente e utilizado para comparativos. A partir deste relatório é possível criar gráficos de se estão ocorrendo pagamentos de dívidas maiores ou menores, mais antigas ou mais novas, e o perfil do cliente pagador, tornam-se apurações também qualitativas.  Com o Pague Bem Recupera é possível gerir informações como esta no painel de controle, onde é apresentado um resumo de todas informações de cada cobrança que foi realizada. 

Idade da Dívida:

  • Medição de idade da dívida: Quanto maior o tempo da dívida mais difícil fica  para receber, é importante que para a gestão da inadimplência de forma mais estratégica, seja apresentada de forma clara, a idade daquela dívida. Com o envelhecimento da dívida, o risco de não pagamento torna-se maior, com isso, aumenta o PDD (Provisão de Pagamentos Duvidosos) da empresa. O Pague Bem Recupera permite filtros diversos para a sua lista de inadimplentes. Filtre em segundo, a idade das dívidas de sua cobranças. 

Além destes controles, é importante realizar medições diárias após campanhas de cobrança, com o oferecimento de descontos e facilidades de quitação de dívida, verificando se tal ação foi efetiva e como pode reduzir ou não a inadimplência.

COMO FAZER UMA CAMPANHA DE COBRANÇA 

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Diante do cenário de aumento da inadimplência na sua empresa, é importante neste momento,  pensar estrategicamente um plano para redução e isso pode ser revertido com uma  CAMPANHA DE COBRANÇA bem elaborada.

MAS…. O QUE É UMA CAMPANHA DE COBRANÇA?

É toda ação, por um determinado período de tempo, onde são concedidas condições especiais (ou não) para cliente inadimplentes poderem quitar as suas dívidas.

Utilizando uma linguagem direcionada, os canais de comunicação corretos e também a frequência ideal, é possível elaborar uma campanha de cobrança estratégica e personalizada para cada devedor e utilizando uma régua de cobrança eficiente, veja o modelo e cadastre-se para utilizar a régua da Pague Bem Brasil

réguadecobrançapaguebembrasil

Com base nisso, iremos dar algumas dicas de como montar uma Campanha de Cobrança eficiente, veja as dicas:

  • Como citado acima, elabore uma régua de cobrança adequada, onde deverá classificar seus clientes por idade da dívida, tabela de descontos e ações da campanha. 
  • Tenha um cadastro atualizado da base de clientes, de forma que a campanha seja produtiva no momento de contato, com telefone, e-mails e demais dados atualizados;
  • Elabore as regras da campanha, por exemplo: prazo que ela terá de duração, descontos concedidos por idade da dívida, formas de contato com os clientes e ações que serão tomadas;
  • Elabore um relatório durante o período da campanha, verificando se ela está sendo ou não efetiva. Este passo é importante, para alterar algo que não esteja sendo trazendo os resultados esperados.
  • A campanha também deve ser uma forma de estímulo e motivação para quem opera a cobrança , então é válido realizar o reconhecimento diante dos bons retornos na operacionalização das campanhas. 

Tenha controle sobre a gestão de recebíveis

Alguns itens para verificação

  • Verificação do prazo médio de pagamento: Observar prazo de emissão da nota fiscal de um fornecedor e seu prazo de pagamento. O ideal é que seja sempre de no mínimo trinta dias;
  • Verificação do prazo médio de recebimento: Observar prazo de emissão de nota fiscal para um cliente e quando o recebível é creditado em conta, que deve estar em alinhamento ao que foi negociado. 

Importante destacar, que muitas empresas, por uma série de fatores, mas principalmente por falta de tempo e às vezes por não saber qual a melhor forma de cobrar, acabam terceirizando as cobrança, através de agências ou escritórios jurídicos e com isso acabam perdendo o controle absoluto de seus recebíveis, além de ser uma ação que necessita de investimentos altos da parte do credor. 

Sobre esse assunto, veja o que diz Álvaro Leal, CEO da Pague Bem Brasil:

“Isso pode gerar uma insegurança primeiro no cliente inadimplente pois existem muitos erros de abordagem ao devedor das empresas que trabalham a cobrança de forma tradicional, sendo muito rude ou muito sutil por exemplo, além de não ter um atendimento mais específico, já que geralmente a terceirização ocorre com ligações de call centers e contatos em massa, sem conseguir analisar caso a caso e sem nenhuma personalização que é fator essencial para efetividade da cobrança e segundo com a própria empresa credora,  pois não consegue acompanhar em tempo real se a sua cobrança está ocorrendo, se está  ativa, se está havendo reversão,  como estão as intenções dos devedores no detalhe de cada cobrança, ficando o credor limitado e dependente.”

Com o Pague Bem Recupera isso é possível, além de gerenciar boletos, notas fiscais e outros documentos relacionados às cobranças, trabalhamos desde a cobrança preventiva com lembretes automáticos até a formalização de uma campanha de cobrança personalizada. 

Veja alguns motivos para utilizar o PAGUE BEM RECUPERA:

Autonomia na gestão pré e pós vencimento, com intermediação automática, sem intervenção financeira;

  • Envio automático de cobranças, com definição customizada de quantidade, periodicidade (diária ou semanal), método (lembrete, cobrança amigável ou rígida) e canal (e-mail ou sms), de acordo com a demanda;
  • Localização de devedores;
  • Boletos em um clique para pagamento das dívidas do seu cliente;
  • Relatórios por campanha e por cobrança atualizados em tempo real; 
  • Organização e suporte geral de todo o processo administrativo-financeiro envolvido nas cobranças (armazenamento on-line de arquivos e registro histórico);
  • Juntada de documento de todos o processo administrativo-financeiro de forma automática, em apenas, um clique, para fins de processos judiciais.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS!

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Apresentamos uma série de controles e formas de apurar a inadimplência, assim como mensurar seu crescimento ou não dentro de uma organização, porém o ideal é que seja acompanhado e apurado de forma imediata que a inadimplência está avançando. 

De nada adiantará verificar os inadimplentes constantes em uma carteira, que já inclusive estão sendo trabalhados, se não há qualquer tipo de acompanhamento sobre aquele bom pagador que começou a atrasar seus pagamentos. Este deve ser o primeiro alerta de que existe o risco de se tornar um inadimplente recorrente. 

Fiquem atentos aos sinais, que os próprios clientes emitem, para agir de maneira rápida, e não deixar a inadimplência avançar.

Conte com a Pague Bem Brasil para te ajudar a gerir a sua inadimplência de forma simples e rápida!

Quer saber mais?

 Casdastre-se agora e deixa a gente ajudar a sua empresa a reduzir a inadimplência!

 

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