Virei uma empresa inadimplente. Como resolver?

Publicado por

Cuidar de uma empresa é um grande desafio e, nessa jornada, erros podem ser cometidos. Um deles é virar um inadimplente. Em geral, o problema ocorre por falta de planejamento, ausência de reservas financeiras e falhas na gestão do dia a dia (especialmente compras e vendas). Independente do motivo, quem quer sair da condição de devedor pode tomar atitudes para que esse processo seja bem-sucedido. Não tem milagre nem é “do dia para a noite”. Mas não é impossível e, com nossas dicas, pode ser de um jeito mais produtivo.

Antes de listarmos algumas orientações sobre como deixar de ser uma empresa inadimplente, um lembrete: tomar atitudes positivas e proativas diante da situação não é algo que o devedor faz para o credor, é, antes de mais nada, uma autoproteção. Assim como um consumidor, a empresa que não paga suas contas em dia também está sujeita a penalidades como multas, juros, protesto de títulos em cartório, inclusão em ferramentas de proteção ao crédito (pagas ou gratuitas, como é o caso da Pague Bem Protege) e processos judiciais.

Arrume a casa primeiro

Antes de correr para um empréstimo ou mesmo de negociar, o micro e pequeno empresário precisa conhecer suas próprias contas. Em pequenos negócios, a falta de organização muitas vezes aparenta ser “confortável”, mas é uma doença silenciosa, que afeta duramente a empresa não apenas causando os problemas mas também dificultando sua solução.

Dessa forma, é preciso analisar suas despesas, custos e faturamento, atuais e futuros, para saber qual a sua capacidade de pagamento e checar o quanto é possível “bloquear” para a quitação dos débitos vencidos. Para isso, é essencial saber o tamanho da sua dívida: mapeie credores, valores, taxas de juros e multas. Se essa conta mostrar que não há receita o suficiente para pagar, outras atitudes a serem tomadas são reduzir custos, eliminar desperdícios, fazer liquidações e vender bens ociosos.

Foto: Pixabay

Abra o jogo e negocie

Mesmo em uma posição desconfortável, o empresário não pode negar que a dívida está vencida e que entrou em uma situação de inadimplência. O credor sabe e vai tomar as atitudes que lhe cabem por direito. É possível que ele procure sua empresa, seja por meios tradicionais ou por plataformas como a Pague Bem Recupera, seja para cobrar o valor devido e as penalidades cabíveis ou para negociar. Não importa a abordagem, o que o devedor não pode fazer é se esconder: dê retorno, mesmo que não possa pagar naquele momento. Informe que está trabalhando para resolver o problema e dê uma previsão de pagamento.

Quando a dívida estiver além da sua capacidade de pagamento, chame o credor para negociar. A conversa pode ser para tentar reduzir juros e multas ou para parcelar a dívida. Se a negociação não render uma solução, outro cálculo a ser feito é a possibilidade de trocar dívidas “caras”, aquelas com juros mais altos, por dívidas “menos caras”, com taxas de juros menores e que podem solucionar uma tensão entre você e seu credor, especialmente se ele também for uma micro ou pequena empresa. No entanto, essa é uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado, pois, uma vez mal feita, só vai aumentar o problema.

Na Pague Bem Brasil, valorizamos a educação financeira para pessoa jurídica e esperamos ter ajudado sua empresa com essas dicas. Criamos conteúdos como esse porque queremos tornar o ambiente de negócios brasileiro mais justo e transparente – veja nosso manifesto e conheça a Pague Bem Protege, nosso serviço on-line e gratuito para análise de crédito de PJ, com banco de dados alimentado pelas próprias pessoas prejudicadas, sem qualquer intermediação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s