Como cobrar um cliente inadimplente - Pague Bem Brasil

5 dicas para cobrar um cliente inadimplente sem estresse

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Cobrar uma pessoa por algo que ela já deveria ter feito não é uma experiência agradável. Especialmente se envolve dinheiro. Mas, infelizmente, inadimplência de clientes ainda é algo comum na rotina de micro e pequenos empresários. A boa notícia é que há maneiras que evitam o excesso de estresse nesse processo e tornam a cobrança mais eficiente.

Neste post, juntamos algumas orientações eficazes para que você recupere o valor devido, que é seu por direito, já que o produto ou serviço foi entregue como combinado ou contratado – esse é um dos pontos que destacamos na lista abaixo. Outro destaque é o acompanhamento da cobrança desde o início e, especialmente, depois do vencimento: é importante lembrar que disciplina e insistência são essenciais, porque quanto mais o tempo passa, mais aumenta a chance de perder o dinheiro.

Veja as 5 dicas que selecionamos a partir da nossa experiência como empreendedores:

1) Construa um bom relacionamento com seu cliente

Ter um bom relacionamento com seus clientes não só ajuda nas vendas como também facilita a resolução de problemas. Relacionamento e confiança estão muito ligados. Se houver necessidade de cobrar esse cliente e a relação de vocês for saudável, é mais provável que ele priorize a sua empresa na quitação dos débitos.

Outra postura que pode ajudar quando existe um relacionamento com o cliente é perguntar o que está acontecendo de errado. Qualquer um pode passar por situações de aperto econômico (problemas na empresa, dificuldades na família, entre outras circunstâncias) e nem todo mundo conversa com os credores sobre isso, por vergonha do que está acontecendo ou de estar devendo.

2) Não tenha medo de cobrar

Fique com a consciência tranquila. Independentemente do seu relacionamento com o cliente inadimplente, você tem o direito de cobrá-lo. Além disso, o volume de dinheiro preso na inadimplência pode gerar um grave risco financeiro para sua empresa, ou seja, pode faltar dinheiro para pagar contas e pessoal. Não fique constrangido nem na primeira, segunda, terceira… em nenhuma das vezes que forem necessárias, nem deixe de acionar a Justiça se for o caso.

No entanto, não esqueça que as cobranças devem ser feitas de forma equilibrada e sem ofensas ou constrangimentos. Mesmo sendo uma cobrança a uma pessoa jurídica, podemos nos basear no que diz o Código de Defesa do Consumidor, que protege a pessoa física em relações de consumo. Todas as conversas e textos precisam ter um tom sóbrio, sem ameaça, coação, afirmações falsas incorretas ou outras atitudes que exponham o devedor ao ridículo ou interfiram no seu trabalho, descanso ou lazer.

Como cobrar um cliente inadimplente - Pague Bem Brasil
Faça as contas antes de cobrar o cliente inadimplente. Foto: Iejab – Freepik.com

3) Envie lembretes e avisos antes e depois do vencimento

Quem fez a dívida não pode alegar que esqueceu de pagá-la para justificar o atraso. Mas é melhor se prevenir e ter certeza que seu cliente está lembrado do vencimento, principalmente se está prestes a acontecer e, mais ainda, se já aconteceu. Você pode enviar e-mails e mensagens de texto (por SMS e/ou WhatsApp ou outro aplicativo) uma vez por semana antes do vencimento. Também pode fazer a cobrança dessa forma três vezes na semana depois de o cliente se tornar inadimplente, por exemplo. A cobrança pós-vencimento pode incluir uma carta de cobrança amigável. Caso a opção seja por ligações, sempre encerre com uma pergunta objetiva como “Para quando podemos agendar o pagamento do valor atualizado?”.

Além de manter o cliente atento ao prazo, os avisos e lembretes têm outro papel importante: registro das suas tentativas de receber o dinheiro. Documente todas as interações – conversas, ligações, envios de e-mail, etc – e seus encaminhamentos. Isso não só ajuda você a decidir quais serão os próximos passos da cobrança como também é algo muito valioso em um possível processo judicial.

4) Facilite a quitação da dívida pelo cliente inadimplente

Antes de abordar o devedor, faça as contas e prepare os meios para que ele pague assim que possível. Envie um boleto já com multas e juros aplicados, ou um parcelamento ou um desconto. Seja qual for sua decisão em relação à dívida, envie o documento impresso ou digital pronto para ser pago. Isso mostra sua vontade em resolver definitivamente a situação.

5) Use a tecnologia para organizar e facilitar seu processo de cobrança

Existem várias ferramentas que ajudam todas as nossas dicas a serem realizadas. Na Pague Bem Brasil, o acompanhamento da cobrança pode ser feito desde a sua emissão. Fica mais fácil saber exatamente quem está devendo, quantas vezes pagou após o vencimento e quantos dias durou o atraso.

Outra funcionalidade é o envio de lembretes e cobranças amigáveis, que pode ser agendado para ser feito automaticamente, sem intervenção humana e com registro de leitura para que o credor saiba se o aviso foi visto ou não. Caso a dívida evolua para um processo judicial, a plataforma permite que tudo o que foi feito em relação àquele cliente vire uma documentação pronta para ser utilizada pelo seu advogado em apenas um clique.

Clique aqui e experimente a Pague Bem Recupera, nosso serviço de gestão e cobrança.

Se nada der certo, ainda é possível registrar o CNPJ do mau pagador na comunidade Pague Bem Protege, nossa plataforma gratuita de cadastro e pesquisa de devedores. Assim outros micro e pequenos empresários vão ficar atentos e não passarão pelo mesmo sufoco.

Com as dicas acima, esperamos ter ajudado você a seguir em frente, recuperar os débitos de clientes inadimplentes e ajudar o Brasil a ser um país mais justo e transparente para micro e pequenos empresários. Conheça nosso manifesto para que todos juntos possamos prevenir e combater a inadimplência!

 

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