Aprenda a fazer uma carta de cobrança amigável

Como fazer uma carta de cobrança amigável – baixe modelos gratuitos

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Ninguém está livre de deixar uma conta, boleto ou duplicata vencer, mas há casos em que esse problema afeta muito o caixa do credor e é preciso cobrar o valor devido. Dentro do processo de cobrança após o vencimento, um dos recursos é a carta de cobrança amigável. O documento, que pode ou não ser baseado no modelo que você vai baixar neste post, é enviado pelo credor como uma tentativa de resolver o problema antes de tomar providências mais sérias.

A carta de cobrança é um instrumento importante porque mostra ao devedor que o compromisso não foi esquecido e também pode conter informações sobre possíveis negociações e parcelamento do débito. Além disso, é uma das provas de que o devedor foi lembrado sobre o pagamento que deixou de cumprir: caso a cobrança vá parar na Justiça, por exemplo, essa carta pode ser anexada ao processo.  

Veja mais algumas informações importantes sobre a carta de cobrança amigável:


Mando por Correios ou por e-mail?

A carta pode ser enviada por e-mail ou pelos Correios. Se for por e-mail, é importante pedir uma confirmação de leitura ou usar extensões para navegadores web que rastreiam abertura de mensagens. Se não obtiver resposta, o credor deve enviar SMS ou telefonar para confirmar o recebimento. Como faz parte de um processo de cobrança, essa carta não deve ser enviada várias vezes. Uma ou duas geralmente são o suficiente, já que os próximos passos provavelmente serão mais rígidos e podem incluir um processo judicial. Mas essa é uma decisão que o credor e sua equipe terão que tomar.

Mandar pelos Correios torna o processo um pouco mais formal e pode aumentar a seriedade – e também a efetividade – da cobrança. É provável que o nível de atenção do credor aumente, considerando que esse processo envolve um pouco mais de esforço por parte do remetente. Caso opte por esse tipo de envio, o credor pode enviar carta do tipo registrada (mais barata e demorada que Sedex) ou por Sedex (mais caro e mais rápido que carta registrada). Para ambos, os Correios fornecem um código de rastreio para que a entrega da correspondência seja acompanhada pela internet. Outro cuidado importante é não deixar nenhuma informação sobre a dívida visíveis na parte de fora do envelope, incluindo frases como “Pague o que deve”, “Aviso de dívida”, etc, para evitar constrangimento ao devedor.

Quando usar a carta de cobrança?

Em geral, a maneira de cobrar um cliente inadimplente varia de acordo com o relacionamento que você mantém com ele. No entanto, as tentativas amigáveis de cobrança geralmente ocorrem pouco depois do vencimento. No caso desse tipo de carta, o ideal é utilizá-la após envios de e-mails comuns e SMS que não surtiram efeito.

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O que deve ter na carta de cobrança?

As informações mais importantes para estar na carta de cobrança são:

Do devedor

  • Nome ou razão social;
  • CPF ou CNPJ.

Da dívida

  • Número do contrato, do pedido ou da nota fiscal (se houver);
  • Valor;
  • Data do vencimento;
  • Prazo para negociação ou pagamento.

Do credor

  • Nome ou razão social;
  • CNPJ;
  • Endereço completo;
  • Telefone e e-mail.

No entanto, o texto pode trazer mais detalhes caso o credor vá tomar alguma providência se a dívida não for paga. Por exemplo, se não houver negociação ou quitação da dívida, o credor informa que vai enviá-la aos serviços de proteção ao crédito ou que vai procurar a Justiça.

Outra coisa que não pode faltar na carta é cordialidade. Não seja mal-educado nem ofenda o credor. Se fizer isso, ele pode processar você por constrangimento de acordo o Código de Defesa Consumidor (CDC), cujo artigo 42 diz: ” Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

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Mande uma carta de cobrança com poucos cliques

Na Pague Bem Protege, ferramenta de gestão e cobrança da Pague Bem Brasil, a carta de cobrança está dentro do recurso Notificação Extrajudicial, que é enviada automaticamente (o credor recebe pelos Correios) e vai assinada por um advogado da nossa equipe jurídica.

De forma prática e rápida, o documento é gerado e encaminhado para o envio, com aviso de recebimento para o credor. Ela faz parte da etapa “Cobrança Amigável”, que é sucedida de envios de e-mails e SMSs, também enviados de forma automática e amigável. Depois dessa fase, a plataforma tem outros recursos para ajudar na cobrança mais rígida e na juntada de documentos para processos judiciais. Clique aqui e experimente nosso serviço de gestão e cobrança.

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